O setor madeireiro apresenta, como outros setores, riscos à saúde, ao executar tarefas que podem causar doenças ou acidentes para quem as executa. Por esse motivo, o uso de equipamento de proteção individual (EPI) é essencial para proteger o usuário de possíveis ferimentos.
Nesta publicação, queremos fornecer o conhecimento necessário para facilitar a escolha mais apropriada para usar esses elementos de proteção e seus regulamentos.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Um dos principais riscos a serem considerados no setor madeireiro é o respiratório, uma vez que é uma das principais vias de entrada no corpo, devido à exposição ao pó e aos agentes químicos presentes na composição.
Características específicas do pó de madeira
Na exibição de trabalhos feitos com madeira, duas características importantes devem ser levadas em consideração:
Tipo de madeira: dependendo das espécies da árvore e do tratamento, dois tipos são distinguidos: macio e duro (este último é considerado cancerígeno). Além disso, devemos ter em mente que eles podem conter numerosos agentes químicos, como exógenos aplicados durante sua transformação.
Tamanho das partículas de poeira: dependendo do tipo de madeira e dos vários estágios de transformação até o acabamento, será produzido o seguinte: Partículas maiores que a maioria são depositadas nas vias respiratórias superiores e partículas menores que podem atingir até os alvéolos dos pulmões, produzindo em ambos os casos lesões e doenças que são prejudiciais à saúde.
Por esse motivo, é muito importante usar equipamentos pertencentes à categoria III
Máscaras (EN 149) máscaras dobradas e moldadas (carvão ativado)
Meia máscara ou máscara + filtros (EN 140-EN-143-EN141-EN-14387) .2288-SE, 2288-FP3, 2288-FP3 CA, 2288-FA1P3 2288-FCP3 (na presença de gases ou vapores da classe 1 )
Máscaras completas (EN 136) 2288-MF, 228-FNA2P3 2288-FNCP3 (em caso de presença de gases ou vapores da classe 2).
LUVAS DE SEGURANÇA
Esse é outro dos principais riscos no setor da madeira, pois é outra das principais vias de entrada para o corpo (a epiderme).
A principal função das luvas de trabalho é proteger os dedos, mãos e antebraços contra possíveis riscos ao tratar a madeira, seja durante o transporte, a movimentação ou no trabalho, como manipulando utensílios ou máquinas manuais.
Por esse motivo, o uso de luvas de proteção é essencial, dependendo das tarefas a serem executadas. O mais comum é o risco mecânico (EN 388) e risco químico (EN 374).
PROTETOR OCULAR
Os olhos e o rosto são partes do nosso corpo que estão mais expostas aos danos produzidos por projeções de partículas ou aparas de madeira provenientes de diferentes processos de trabalho, como: corte, escovação, fresagem, etc.
Óculos de proteção com armação universal, armação integral da linha Pr0, armação integral da linha de aço ou protetores faciais (linha Crasher), (linha Volt) devem ser usados, dependendo da tarefa a ser executada sob a norma EN166.
O setor madeireiro
O setor madeireiro
PROTEÇÃO AUDITIVA
Máquinas ou ferramentas que produzem muito ruído são usadas neste setor; portanto, você deve escolher protetores auditivos que ofereçam a atenuação correta, dependendo dos valores de exposição aos quais você está sujeito. Para isso, usaremos os plugues nos protetores auriculares EN 352-2 e EN 352-1.
Em ambientes de alta temperatura e alto acúmulo de poeira, é preferível usar tampas. Em situações de exposição repetida a ruídos de curto prazo, é preferível usar tampões para os ouvidos ou protetores de ouvido com um arnês, pois sua colocação e remoção são mais rápidas. De qualquer forma, há outros fatores a serem levados em consideração, conforme explicado em Protetores auditivos.
PROTEÇÃO DOS PÉS
Será utilizado um sapato de segurança para uso profissional com a certificação EN 20345, que além dos requisitos básicos (resistência ao dedo do pé a 200 J, palmilha anti-perfuração, sola antiderrapante etc.), é um sapato de segurança que proporciona ergonomia, conforto e respirabilidade durante todo o dia de trabalho.
Devido à alta periculosidade na realização deste tipo de trabalho, é de vital importância a avaliação e prevenção de riscos por pessoal qualificado, para garantir e manter condições de trabalho seguras, priorizando medidas de proteção coletiva contra medidas de proteção individual.
Receba nossas novidades