Como você sabe, dentro da segurança do trabalho no setor de construção, o Equipamento de Proteção Individual (EPI) ocupa um lugar central.
Estamos falando de uma série de peças de vestuário e acessórios que constituem a proteção mais imediata para o trabalhador em seu local de trabalho e cujas características (variáveis) serão adaptadas dependendo dos riscos presentes em cada trabalho específico (trabalho em altura, guindaste, operações de soldagem, cofragem, etc.).
Que equipamento de proteção pessoal é essencial na construção?
Podemos dividir o EPI em sete grupos principais, que serão detalhados abaixo:
1. Proteção para a cabeça. Sem dúvida, o EPI de referência, por ser o primeiro que vem à mente ao pensar em segurança do trabalhador. Existem vários tipos, pois cada um é fabricado de acordo com os riscos aos quais o trabalhador está exposto: existem aqueles que resistem a corrente elétrica, deformações laterais, altas temperaturas, etc.
2. Protecção ocular e facial. Para proteção mecânica do rosto e para evitar outros riscos (como respingos de produtos químicos), foram projetados três tipos de protetores oculares, incluindo dois tipos de protetores faciais:
Óculos de armação universal, que oferecem proteção mecânica e contra radiação.
Óculos com armação integral, que protegem contra vapores e gases.
Telas faciais, cobrindo todo o rosto para maior proteção. Eles são feitos de malha (metal ou plástico) e transparente (policarbonato).
3. Proteção respiratória. Para evitar os danos que gases, vapores e outras partículas podem nos causar, existem vários tipos de máscaras: auto-filtrantes, equipamentos com suprimento de ar, máscaras completas, meias-máscaras, etc. Seu uso é recomendado para operações de soldagem, terraplenagem, asfalto ou corte de pedra.
4. Proteção auditiva. Eles abafam ruídos altos (causados principalmente pela britadeira) e os danos auditivos que podem causar. Existem dois tipos principais de protetores auditivos: tampões para os ouvidos e protetores para os ouvidos.
5. Proteção das mãos. Existe uma grande variedade de luvas, cujo uso varia de acordo com cada risco ocupacional:
6. Proteção dos pés. Como as chances de sofrer acidentes com os pés são altas ao trabalhar com materiais pesados, você está enfrentando um dos EPIs usados com mais frequência. Em relação às características, o calçado de segurança deve ter uma biqueira reforçada e uma palmilha de proteção contra furos. Além disso, ergonomia e conforto são uma prioridade.
7. Proteção contra quedas. Essas equipes são usadas quando se trabalha a mais de dois metros de altura e são dois: retenção e trava-quedas.
Estes são os EPIs que você deve conhecer.
Receba nossas novidades